Salmo 19 - Parte II
"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos."
Salmos 19:7-10
I. A Palavra de Deus
Nos versículos de 7 a 10 verificamos que há uma série de características sobre a Palavra de Deus, sobre o que ela é e as consequências de suas características. Por esse motivo é importante ler, estudar e meditar em suas palavras para entendermos todos os seus significados e a relevância destes em nossas vidas.
a. A Lei do Senhor:
1. Característica – é perfeita;
2. Consequência – restaura a alma;
b. O Testemunho do Senhor:
1. Característica – é fiel;
2. Consequência – dá sabedoria (Um grande exemplo da sabedoria dada por Deus foi quando Pedro e João estiveram perante o Sinédrio – Atos 4.13);
c. Os Preceitos do Senhor:
1. Característica – são retos;
2. Consequência – alegram o coração;
d. O Mandamento do Senhor:
1. Característica – é puro;
2. Consequência – ilumina os olhos;
e. O Temor do Senhor:
1. Característica – límpido (transparente – fácil de perceber e entender);
2. Consequência – permanece para sempre;
f. Os Juízos do Senhor:
1. Característica – são verdadeiros;
2. Consequência – Justos;
Obs.: todos os juízos do Senhor são justos. O homem pode acertar em alguns julgamentos, mas sempre acaba errando em outros.
É tão doce quanto o próprio mel, pois é o ouvir a voz do próprio Deus dizendo como se deve viver. E a medida que experimenta-se esses momentos de aprendizado com Ele, fica aquele gosto de voltar a ter mais e mais momentos deliciosos dentro de uma intimidade grandiosa com o próprio Deus.
Lição Prática:
Devemos aprender a degustar da palavra de Deus e experimentar o que ela nos dá de melhor dia após dia através do devocional diário, ou seja, de um tempo reservado somente para nós e Deus.
Continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário