domingo, 11 de março de 2012

Aplicações do Livro de Ageu

"Em nossos dias procuramos tantas verdades, em tantos livros, que nos esquecemos da verdade pura e simples, porém profunda, que se expande nas páginas do livro mais precioso e perfeito que existe, as Escrituras (Bíblia), que são nada mais ou nada menos que a Palavra (Única e Completa) de Deus."

Uma Mensagem Para Filhos
(Ageu 1.1-6)

Ageu é um livro cheio de verdades e aplicações para nossos dias.

CONTEXTO HISTÓRICO

1. Povo de Israel estava em cativeiro por 70 anos, e Deus permite que eles voltem para suas terras;
2. Eles voltam para as suas terras e começam a construir suas casas, mas esquecem primeiro de construir o templo, que era símbolo da Presença de Deus no meio do povo;
3. O problema não foi que eles estavam construindo suas casas, mas sim o tempo gasto nesse processo (aproximadamente 15 anos);
4. Eles esqueceram novamente o que causou os 70 anos de sofrimento no cativeiro, que foi justamente a separação que fizeram entre eles e Deus.

O pensamento do povo estava em:
"Vou construir minha vida, ajeitar minhas coisas, e depois eu sigo a Deus! Ele entende o que nós sentimos!"

Do mesmo jeito que o povo fazia naquela época de pensamentos mesquinhos iguais a esses, pensando em seus próprios confortos enquanto a vida espiritual estava igual a nada, nós fazemos hoje em dia, e por isso Deus repreende o povo.

Deus estava insatisfeito com o povo por causa de Sua casa. E por isso, por meio de Ageu, o profeta, Deus fala a [a] Zorobabel que foi o líder que trouxe o povo de volta a Jerusalém para reedificar a Cidade, [b] ao Sumo Sacerdote Josué que deveria representar o povo diante de Deus, e [c] ao Povo.

a. Deus acusa o povo com as próprias palavras deles (v.2);
b. Deus mostra porque o povo está tendo uma vida miserável física e espiritualmente (v.4-6);
c. Deus explica como se alegraria e daria bençãos físicas e, principalmente, espirituais ao povo (v.7-8).

Deus continua acusando-os de negligência e omissão por não fazerem nada por Ele. Mas, ao mesmo tempo Ele dá uma palavra de esperança, mesmo eles não merecendo. Deus elevou o ânimo do povo para fazerem a Sua vontade, e assim o mesmo povo rebelde se animou em fazê-la. E a partir daquele momento eles começaram a construir o Templo.

APLICAÇÃO

Devemos tomar cuidado em tentarmos nos ausentar de Deus, ou seja, buscar nossa própria vontade, mas devemos buscar a d'Ele. O motivo de muitos dos nossos planos serem frustrados é porque não são baseados nos planos de Deus. Por isso, não devemos esperar que tudo esteja do modo como queremos para depois voltarmos a ter uma comunhão com Ele, pois esse dia nunca vai chegar.
Deus estava propondo o povo de Israel que voltasse para Ele de todo coração, e é isso que Ele propõe a cada um de nós, que a nossa fé não seja fingida, mas pura, simples e verdadeira. Que tenhamos fé na simplicidade do Evangelho e confiança nos planos eternos e perfeitos do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário