quinta-feira, 15 de março de 2012

Esboço em Salmo 19

Salmo 19 – Parte I

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, o qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.”
Salmos 19:1-6


I.        A Glória de Deus

a.    v.1 – Os céus e o firmamento são todas as coisas criadas por Deus, que podemos ou não vê-las, mas todas demonstram a veracidade de Sua perfeita e exclusiva existência.

1.    Deus nunca tentou provar a Sua própria existência. As Escrituras Sagradas somente relatam o mesmo, e por si só já é o suficiente para a crença em um Deus tão magnífico e maravilhoso.
2.    Como negar a Sua existência em meio ao tamanho do universo ou à minúscula bactéria? Não foi apenas uma obra do acaso, nem uma transformação progressiva de todas as coisas. A causa primeira sempre chegará a Deus, pois Ele é o Criador absoluto de tudo.

b.    v.2-4 – Como não há linguagem, mas a Sua voz pode ser ouvida até os confins da terra?

      A questão é simples: os escrever esse trecho, Davi se referia a um som verbal. (som verbal: é uma linguagem propriamente dita através de palavras, do qual o seu conjunto é chamado “dialeto”). Naquele momento não haveria som verbal algum, mas haveria o som não-verbal, cujo exemplo bem prático seria: o canto das aves, o som das águas, entre muitas outras coisas que nos produzem som e mensagem sem, no entanto, criar palavras de um dialeto.

c.     v.5-6 – É uma linguagem poética do salmista. Na antiguidade o sol era venerado como um deus (não que Davi cresse nisso – ele fez apenas uma comparação), mas aqui o salmista declara que por mais grandioso que o sol possa parecer, ainda assim foi Deus que o criou e o colocou no seu lugar.

Lição Prática:

Devemos aprender a amar e adorar a Deus de forma verdadeira, assim como toda a criação faz, e demonstrar a Sua glória através de nossas vidas, diariamente.

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário